INSCRIÇÕES ENCERRADAS

I ENCONTRO ANUAL BRICNET DE PESQUISA EM TERAPIA INTENSIVA

06/04/2016 as 8:30, Hospital do Coração - Rua Desembargador Eliseu Guilherme 147, 2º Andar, Auditório 01

Clique aqui para mais informações

Estudo ART




alt text

Estudo ART


ART - Estudo clínico randomizado avaliando o efeito da manobra de recrutamento alveolar máximo associada a PEEP titulada versus estratégia padrão (ARDSNet) na mortalidade de pacientes com SARA

O ART é um estudo randomizado multicêntrico coordenado pelo Instituto de Pesquisa do Hospital do Coração – São Paulo e conta com o apoio da BRICNet e da AMIBNet.

O objetivo principal é determinar se estratégia de recrutamento alveolar máximo associada à manutenção de PEEP titulada é capaz de aumentar a sobrevida em 28 dias de pacientes com SARA moderada-grave em comparação ao tratamento convencional (estratégia ARDSNet).

O ART está sendo conduzido em 134 centros de pesquisas no Brasil e na Colômbia, Espanha, Itália, Polônia, Portugal. Até junho de 2015 mais de 540 pacientes haviam sido randomizados, e a previsão é terminar o estudo com 1.100 pacientes em 2017. O protocolo do estudo foi publicado na Trials (Trials. 2012;13:153.)

Registro: ClinicalTrials.gov NCT01374022

Financiamento: com recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI) do Ministério da Saúde.









Desenvolvido por Jonathan Carletti