Estudo

RENOVATE

Estudo Renovate
PREVISÃO DE TÉRMINO:

Abril de 2021


REGISTRO:

NCT03643939


CENTROS ENVOLVIDOS:

25 centros no total


APOIADORES / PATROCINADORES:

Hospital do Coração, Fisher & Paykel Company e PROADI SUS (Ministério da Saúde)


LINKS RELEVANTES:


CONTATO:



Ensaio clínico Randomizado comparando cateter nasal de alto fluxo versus ventilação não-invasiva com pressão positiva na insuficiência respiratória aguda.

Estudo adaptativo multicêntrico randomizado controlado sobre a eficácia e segurança do cateter nasal de alto fluxo para a insuficiência respiratória aguda.

O principal objetivo do estudo é mostrar a não inferioridade do CNAF em diminuir a taxa de intubação orotraqueal na primeira semana de tratamento (D7) e a possível superioridade de acordo com os dados que vão se acumulando durante o estudo.

Os participantes deverão ter idade igual ou superior a 18 anos, terem sido admitidos na UTI ou no departamento de emergência com desconforto respiratório de início agudo secundário às seguintes causas: IRpA hipoxêmica De Novo no paciente não-imunossuprimido; IRpA hipoxêmica De Novo no paciente imunossuprimido; IRpA secundária ao DPOC, Edema Agudo de Pulmão cardiogênico. O alto fluxo de oxigênio será oferecido através de cateter nasal umidificado com o maior fluxo tolerado pelo paciente iniciando com 30 l/min.

A VNI fornece assistência ventilatória de pressão e oxigenação via máscara ajustado de acordo com a necessidade do paciente.

Desfecho Primário
Taxa de intubação traqueal na primeira semana de tratamento (D7)
Desfechos Secundários
Mortalidade em 90 dias
Dias livres de UTI em 28 dias
Dias livres de VMI em 28 dias

O Catéter de alto fluxo é um método recente de tratamento da IRpA cuja aplicabilidade é mais fácil do que o tratamento padrão que é a VNI. O objetivo do estudo é saber se esse método novo de tratamento é não inferior ao tratamento standard o que pode trazer mais facilidade e conforto para o paciente nessas condições clínicas.


LogoBRICnet

Brazilian Research in Intensive Care Network – BRICNet, uma rede brasileira, independente e colaborativa para a realização de estudos clínicos na área de medicina intensiva.

Publicações recentes