Estudo

TELESCOPE TRIAL

Telescope trial
PREVISÃO DE TÉRMINO:

Maio de 2021


REGISTRO:

A ser submetido ao clinicaltrials.gov


CENTROS ENVOLVIDOS:

30 centros no total


APOIADORES / PATROCINADORES:

Ministérios da Saúde (Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – PROADI SUS) / Hospital Israelita Albert Einstein.


LINKS RELEVANTES:

Ainda não disponível.


CONTATO:



Estudo multicêntrico, controlado, randomizado por cluster, de superioridade, para avaliar a efetividade do atendimento por especialistas via telemedicina em pacientes internados em unidades de terapia intensiva de hospitais brasileiros. Telescope trial (Comparison of Tele-Critical Care Versus Usual Care On ICU Performance: a cluster randomized clinical trial)

O estudo TELESCOPE é um estudo aberto, nacional, multicêntrico, controlado e randomizado por cluster. O objetivo primário do estudo TELESCOPE é avaliar se uma intervenção constituída por visitas multidisciplinares diárias guiadas por profissional especializado remoto (médicos intensivistas) através de telemedicina e auditoria / feedback sobre o desempenho assistencial reduzem o tempo de permanência em UTI comparada a um grupo controle. Espera-se recrutar aproximadamente 15.000 pacientes durante 18 meses em 30 UTIs brasileiras.

As UTIs elegíveis para o estudo serão randomizadas para receberem visita multidisciplinar diária conduzida por medico intensivista através de telemedicina, de segunda a sexta-feira em associação a discussão mensal dos indicadores de desempenho assistenciais, realizados através de reuniões virtuais (Grupo Intervenção) ou para receberem a abordagem usual da unidade (Grupo Controle). As análises estatísticas primárias serão conduzidas de acordo com o princípio da intenção-de-tratar.

Caso o estudo demonstre algum beneficio da intervenção proposta (visita multidisciplinar diária conduzida por medico intensivista através de telemedicina e discussão periódica de indicadores), em seus desfechos primários ou secundários, esta intervenção poderá ser disseminada para outras localidades de nosso país.


LogoBRICnet

Brazilian Research in Intensive Care Network – BRICNet, uma rede brasileira, independente e colaborativa para a realização de estudos clínicos na área de medicina intensiva.

Publicações recentes